terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Cachorro pode comer panetone?

Cachorro pode comer panetone? Essa é provavelmente uma dúvida bastante frequente durante as festas de fim de ano, afinal é muito natural que os proprietário de animais de estimação queiram também oferecer a seus pets as guloseimas de fim de ano. Mas será que cachorro pode comer qualquer prato típico da época do Natal?


De origem italiana, o panetone é um alimento tradicional da época do Natal e sempre que chegamos neste período do ano, esses deliciosos pães doces permanecem presentes na nossa mesa durante algum tempo. Como qualquer proprietário de cães deve saber, nossos peludos costumam gostar do sabor de pães em geral, e costumam ser atraídos pelo cheiro ou até mesmo pelo barulho do saquinho de pão. E com o panetone não é diferente, muitos cães demonstram especial interesse quando sentem o cheiro marcante desses deliciosos pães doces.

Cachorro pode comer panetone?
Cachorro pode comer panetone?

O problema quando falamos sobre um alimento tão saboroso, é que muitos proprietários não querem privar seu cachorro de experimentar, nem que seja um pedacinho. E como sempre costumo comentar aqui no blog, nem sempre os alimentos que nós consumimos no nosso dia-a-dia são permitidos para a alimentação canina. Mas será que o panetone é um desses alimentos?

Cachorro pode comer panetone?


Para a tristeza dos cães e de muitos proprietário ansiosos em agradar seus pets, a resposta para essa pergunta é não, cachorro não pode comer panetone. De maneira geral, os pães não são alimentos proibidos para os cães, mesmo que não sejam considerados o tipo mais saudável de petisco que podemos oferecer para eles. Na verdade, mesmo que os pães não sejam tóxicos para os cachorros, são petiscos com baixo valor nutricional, e podem ser substituídos por alimentos mais saudáveis. Mas se os pães não são tóxicos para o consumo canino, então por que o panetone é prejudicial para a saúde do cachorro?

O problema em relação ao panetone de natal são os ingredientes utilizados na preparação do pão. Apesar dos pães comuns não serem considerados tóxicos para os cães, o consumo de panetone pode ser muito prejudicial para eles, e especialmente perigoso para os cães de menor porte, filhotes ou cães idosos. Uma das questões mais importantes em relação ao consumo de panetone pelos cachorros são as frutas, que nem sempre podem ser consumidas, nem mesmo em pequenas quantidades. O melhor exemplo são as uvas passas que estão presentes na maioria dos panetones de Natal. Conforme já explicamos mais detalhadamente aqui no blog, as uvas são consideradas tóxicas se consumidas por cães, e não devem ser oferecidas, em nenhuma quantidade. Infelizmente, as uvas-passas apresentam os mesmos riscos das uvas frescas, o que torna a maioria dos panetones contra-indicados para o consumo canino.

Cachorro pode comer panetone?
Cachorro pode comer panetone?

Um outro problema sério em relação aos panetones são as gostas de chocolate que alguns desses pães contêm. Os chamados chocotones também são muito perigosos se consumidos por cachorros, pois o chocolate contém uma substância altamente tóxica e, assim como as uvas-passas, não deve ser oferecido aos cães em nenhuma quantidade. Outra questão é que muitas receitas de panetone contém bebidas alcoólicas em seus ingredientes, como por exemplo o rum, e esse é mais um exemplo de ingrediente que apresenta alto grau de toxicidade para os cães. A presença de bebida alcoólica em um prato pode fazer muito mal aos pets, mesmo que o teor alcoólico após o preparo seja considerado baixo.

Além das questões apontadas acima, há outros problemas menores em relação ao consumo de panetone por cães, mas que também devem ser observados. Ao contrário de um pão comum, como o pão francês por exemplo, o panetone é um pão doce, que pode conter diversos ingredientes para adoçar a massa durante o seu preparo. O açúcar em excesso não é saudável para os cães pois torna o alimento muito calórico, além de não fazer bem para os dentes. Os panetones dietéticos podem ser ainda mais perigosos, pois alguns adoçantes são extremamente tóxicos para os cães. Por fim, há outros ingredientes utilizados para o preparo do panetone que podem ser contra-indicados para os cães com intolerância a lactose, como por exemplo a manteiga, que é um derivado de leite.

Portanto, procure ficar atento neste Natal sempre que houver a chance do seu cachorro alcançar um pedaço de panetone. Não deixe os panetones em locais que estejam ao alcance dos pets, e lembre-se que no caso de ingestão acidental, quanto maior a quantidade ingerida e quanto menor for o animal, as chances de intoxicação mais grave são muito maiores.

Nos casos de ingestão acidental de panetone por cães, procure imediatamente um veterinário e siga todas as orientações de pronto atendimento.


Importante: O conteúdo desse blog tem caráter meramente informativo, e em nenhuma circunstância, substitui a orientação de um veterinário, especialmente no caso de distúrbios de fundo alimentar, intoxicação, ou qualquer outra patologia relacionada à ingestão de alimentos ou outros produtos. Sempre que houver qualquer sintoma atípico com seu pet, leve-o imediatamente ao veterinário. Lembre-se que quanto mais cedo for diagnosticado o problema, maior a chance de cura.