Cachorro pode comer bacon? Muitos proprietários de cães acabam por ter dúvidas como esta, em especial durante uma refeição que desperta a atenção dos nossos amigos peludos devido ao delicioso aroma da comida. O bacon é certamente um alimento capaz de deixar os cães com água na boca mas será que pode fazer mal aos cães?
Cachorro pode comer bacon? |
Qualquer um sabe como alimentos gordurosos como o bacon podem ser prejudiciais à nossa saúde. Além deste ser um alimento rico em gorduras saturadas, o bacon contém ainda uma enorme quantidade de sal devido ao processo de conservação da carne. Esses ingredientes juntos podem ser bastante prejudiciais a saúde de qualquer pessoa, especialmente se consumidos em excesso e regularmente. Depois dessas observações iniciais, você já deve ter percebido qual é a resposta para a nossa pergunta, certo?
Cachorro pode comer bacon?
A resposta é um enfático não, cachorro não pode comer bacon. O sistema digestivo dos cães não estão preparados para digerir uma quantidade tão grande de sal e gordura, sem mencionar o enorme risco de obesidade caso esse alimento seja consumido regularmente. No entanto, esses não são os únicos motivos pelos quais cachorro não pode comer bacon.
Cachorro pode comer bacon? |
O bacon é basicamente carne de porco defumada, curada ou salgada. Apesar de ser um processo de conservação comum no que diz respeito à alimentação do ser humano, esses processos podem fazer muito mal aos cães. Além da grande quantidade de gorduras saturadas e sal, que podem provocar obesidade e doenças cardíacas, o bacon contém ainda nitrato de sódio, uma substância que pode ter efeitos muito ruins na saúde do seu cachorro. Estudos recentes sugerem que essa substância pode causar doenças pulmonares crônicas e a ingestão regular de bacon pode ainda aumentar o risco de câncer de intestino em cães.
Cachorro pode comer bacon? |
Outro problema que pode surgir em função de uma dieta baseada em alimentos muito gordurosos é a pancreatite. Essa é uma questão extremamente delicada, pois os sintomas de pancreatite em cães podem ser facilmente confundidos com outras doenças, fazendo com que esse mal acabe por passar despercebido até que o caso se torne grave. Qualquer raça de cachorro está suscetível a esse tipo de doença, no entanto, os cães menores e mais ativos estão mais propensos, como por exemplo os cockers, e alguns terriers. Isso não quer dizer que raças de grande porte não estejam sujeitas a doenças no pâncreas, por isso é tão importante evitar alimentos muito gordurosos, independente da raça ou do porte do animal. Os primeiros sinais de pancreatite podem incluir sintomas como vômito, dor abdominal e diarreia, e como esses sintomas também podem ser observados em decorrência de outros problemas, como intoxicação por medicamentos e até envenenamento, é muito importante oferecer apenas alimentos seguros para o seu pet. Lembre-se que, caso qualquer um desses sintomas seja observado, o cão deve ser levado imediatamente ao veterinário, pois será necessário que ele passe por uma série de exames a fim de determinar a causa e tratá-lo adequadamente.
Há alguma forma segura de oferecer bacon aos cães?
Na verdade, não. Muitos proprietários costumam utilizar a gordura do bacon para derramar sobre ração do cachorro na tentativa de deixá-la mais saborosa. Essa gordura é muito prejudicial para a saúde de qualquer um, e mais ainda em relação aos cães. Além de oferecer pouquíssimos benefícios do ponto de vista nutricional, esse óleo do bacon é rico em gordura saturada e calorias. Conforme mencionado mais acima, é ainda de difícil digestão para os cachorros, pois o sistema digestivo dos cães não está preparado para processar uma quantidade tão grande de gordura. Outra dúvida frequente entre alguns proprietários de cães, é se o bacon cru poderia ser consumido sem que eles enfrentem os mesmos ricos em relação ao bacon frito. E a resposta para esta pergunta continua sendo não, cachorro não pode comer bacon cru. A quantidade de sal e de gordura contida no bacon, mesmo cru, são muito altas e podem prejudicar a saúde do seu cão, portanto os riscos são os mesmos.
Para resumir, nunca ofereça bacon aos cães e no caso de ingestão acidental, em especial se ocorrer em grande quantidade, procure imediatamente a ajuda de um veterinário.
Importante: O conteúdo desse blog tem caráter meramente informativo, e em nenhuma circunstância, substitui a orientação de um veterinário, especialmente no caso de distúrbios de fundo alimentar, intoxicação, ou qualquer outra patologia relacionada à ingestão de alimentos ou outros produtos. Sempre que houver qualquer sintoma atípico com seu pet, leve-o imediatamente ao veterinário. Lembre-se que quanto mais cedo for diagnosticado o problema, maior a chance de cura.
Bla bla bla bla bla bla bla... Nutella.....kkkkk.... frescura do caramba.... cachorro quando selvagem come de tudo....gordura,pelo,osso ou eles separam as gorduras dos seus abates...???....... cachorro é cachorro..... não bichinho de pelúcia
ResponderExcluir